iGoogle: o primeiro de (prováveis) tantos outros

13 março 2007

Rápidas considerações sobre o acordo entre iG e Google, revelado na semana passada. Outras boas análises saíram tanto pelo Henrique como pelo Ralphe.

1 – É o primeiro contrato de grande porte (leia-se: com um portal) do AdSense no Brasil. Ponto pro iG: as buscas de todos os portais são péssimas. Sorte do Google: a quantidade de conteúdo do iG deve render uma bela fatia publicitária.

2 – Caio Túlio, presidente da Brasil Telecom Internet, comentou que agora o iG pode se concentrar em conteúdo em português de qualidade. A afirmação faz sentido, sim, se o iG mudar da atual aposta em blogs sem links e cópias de Web 2.0 (iGpedia e Minha Notícia, já disse, são de doer) para conteúdo merrrmo.

3 – Líder de conteúdo e de páginas vistas da web brasileira, o UOL não tem um acordo do tipo fechado. Quem fecha? O Google Brasil já disse que o acordo com o iG não é exclusivo, mas deve atrasar futuros outros contratos.

4 – O UOL é conteúdo. A Globo.com é multimídia (vídeo, principalmente). O iG é peer-content. O Terra é acesso banda larga. Se você previsse futuras estratégias de plataformas de links patrocinados, atacaria qual? Eu iria no primeiro.

5 – O Google Apps nem bem saiu do papel e o Google Brasil já aventa a possibilidade de oferecer serviços corporativos pelo iG – o Gmail é o primeiro, uma espécia de laboratório. Nada confirmado ainda.

About these ads

5 Responses to “iGoogle: o primeiro de (prováveis) tantos outros”

  1. Melão Says:

    Em relação ao número 4, eu apostaria na Globo.com. Os caras são provedores de conteúdo multimídia, e com o [futuro] advento da TV digital, a indexação e busca [e por que não, publicidade customizável] vai ser necesária e óbvia, bem como a total integração com a internet e mobilidade. Mas é pouco provável que a emissora do Plim-Plim faça qualquer acordo desta natureza. Quem vai fazer o serviço “sujo” para os Marinho?

  2. henrique Says:

    Apesar da multimidia, as organizações Globo mal conseguem se “organizar” entre empresas… acho bem difícil algo acontecer nesse sentido.

  3. gfelitti Says:

    Na mosca, Melão.
    Por mais que o avanço da TV na web aponte a Globo.com como aposta mais rentável, imagino que é improvável um conglomerado de mídia tão “sólido” se sujeitar a um acordo deste naipe, como diz o Henrique.


  4. [...] – Lembra do iGoogle? A sugestão do post anterior foi na mosca – sem o devido estardalhaço, Google e UOL fecharam [...]


  5. [...] correção: não foi o iG o primeiro portal a ter acordo com o Google para explorar buscas, como diz o post anterior – o Terra já tinha o seu há 4 anos (!). Posted by gfelitti Filed in mídia eletrônica, [...]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • leituras por aí

  • Creative Commons License
    Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
  • Glog








  • o IDG Now! no seu blog

       IDG Now!

    var acc1 = new Spry.Widget.Accordion("Acc1",{ useFixedPanelHeights: false });
  • popularidade

  • Blog Stats

  • RSS Twitter

  • Seguir

    Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

    %d blogueiros gostam disto: