Vila Olímpia nossa, Puerto Madero deles

19 setembro 2006

argentinaCada um tem a Vila Olímpia que merece. A região de Puerto Madero, na zona norte de Buenos Aires, era um bairro marcado pela decadência dos seus galpões abandonados da época em que a área servia para que navios, em tráfego pelo Rio de la Plata, se abastecessem.

De três anos para cá, a prefeitura investiu pesos o suficiente (este é um post apaixonado, não jornalístico, ok?) para transformar Puerto Madero num polo de negócios. Deu certíssimo.

O que eram galpões abandonados antes hoje são as sedes gigantescas de empresas do naipe de 3M e Oracle, na beira dos quatro diques que ligam o bairo separado do “continente” pelo canal – os prédios da Microsoft, Sun e IBM estão ali, na entrada do primeiro dique.

E onde era brejo, hoje se levantam os hotéis mais luxuosos e de Buenos Aires, como o espetacular Faena, além de lofts e conjuntos corporativos dignos de filmes do Brain de Palma.

Do outro lado do canal, a Pontifíce Universidade Católica Argentina se espreme com uma alameda interminável com lojinhas (medonhas) e restaurantes metidos a cool com uma vista que tonra qualquer passeio despretensioso em um dia de sol o evento mais romântico do planeta.

Ao contrário da nossa Vila Olímpia, Puerto Madero está há 4 quarteirões da Plaza de Mayo, onde dezenas de hermanos deitam tranquilos no gramado em frente à Casa Rosada toda hora do almoço para conversar, beber uma Pepsi (que paranóia portenha é essa?) ou até mesmo dormir.

Por aqui, a simples caminha durante um almoço nos proporciona calçadas bombardeadas e o costumeiro odor fresco do Rio Pinheiros.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • leituras por aí

  • Creative Commons License
    Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
  • Glog








  • o IDG Now! no seu blog

       IDG Now!

    var acc1 = new Spry.Widget.Accordion("Acc1",{ useFixedPanelHeights: false });
  • popularidade

  • Blog Stats

  • RSS Twitter

  • %d blogueiros gostam disto: