o vôo da Gol e a idiotice digital nossa de todo dia

11 outubro 2006

Já bem disse uma ótima fonte de segurança que, para se mancar dos perigos online, basta que o usuário entenda que a internet é apenas uma reprodução do mundo real.

Se há cretinos pisando na mesma calçada que você, existem outros que se sentam em frente ao PC para roubar seu dinheiro.

E como há cretinos no mundo virtual. Quatro dias após o acidente com o Boeing 737-800 da Gol, que matou seus 154 passageiros, um novo phishing prometia fotos do acidente para infectar os mais incautos (e, mal pela sinceridade, dementes) com a praga Bancos.yt que, segundo a Kaspersky, rouba dados financeiros do usuário.

gol_phishing

Poucos dias depois, começou a circular online supostas fotos dos cadáveres dos passageiros espalhados no local da queda feitas pela perícia do Exército – o que motivou o mórbido interesse de usuários específicos.

As fotos com os corpos do acidente, facilmente encontradas por uma busca no Google, refletem a revelação feita por um brigadeiro de que a “situação é pior do que se imagina” no local da queda.

A conta de e-mail usada para enviar o phishing (verinhacampinas@yahoo.com.br) não existe e sua conexão está sob a responsabilidade da Telemar, como diz o chapa do blog, Denny Roger.

Com a divulgação das fotos, a página de phishing foi atualizada, desta vez com miniaturas das imagens dos corpos para forjar uma “credibilidade” para quem realiza a mórbida busca na internet.

Moralmente, phishings não se diferem de vírus. A questão é explorar assuntos de extrema delicadeza e interesse enorme para motivar os ataques.

Nos Estados Unidos, isto já dá cadeia. Vale lembrar o exemplo do programador da Flórida que explorou a fé alheia pedindo doações para os sobreviventes do furacão Katrina que varreu os EUA.

A pena do rapaz: 50 anos de cadeia, mais multa de 1 milhão de dólares, caso todos os agravantes sejam considerados.

A legislação brasileira ainda vai devagar.

Por mais que grandes vitórias, como a assinatura da Convenção de Beirute e o projeto que coloca na cadeia crackers responsáveis por invasões e vírus, nos dêem ânimo, é impossível não se sentir em terra de ninguém com golpes deste.

Update: Duas semanas após à atualização de phishings, o cracker mandou uma terceira leva de mensagens maliciosas nesta segunda-feira (23/10),  mudando o endereço dentro do mesmo servidor e o nome da sua remetente – de Verinha para Karolina. As fotos do acidente continuam lá.

Anúncios

8 Responses to “o vôo da Gol e a idiotice digital nossa de todo dia”

  1. nomadsoul Says:

    putz…quando eu li não acreditei
    mas tirei a prova. alguem teve o mal gosto de divulgar isso na internet. Deprimente.

    não aguentei ver. fechei logo que vi que eram verdadeiras. Falta bom senso nas pessoas que divulgam e nas que ficam pedindo isso nos fora (plural de forum) da vida.

    fotos horrorosas e desrespeitosas. quem vazou devia ter vergonha na cara.

  2. nomadsoul Says:

    e quanto a frase do john kennedy:
    e se eu tenho um CD que arranhou e quero buscar uma reposição da faixa arranhada? fico sem esse direito porque potencialmente sou um pirata?

    acho que ja vivemos sob o dominio do ingsoc e do grande irmão a bastante tempo e não sabiamos. Eles zelam por mim e sabem o que é melhor pra mim melhor do que eu mesmo.

  3. gfelitti Says:

    Fala Daniel,
    nem a IFPI nem a RIAA ou a MPAA deixam claro quais os limites deste tipo de casa. Eu tenho uma coleção de vinil em casa, mas não posso baixar nada em digital por ser considerado pirata, entende?
    Esta brecha, evidentemente prejudicial pra nego que nem eu e você, ainda vai ter que ser contornada pelo mercado musical, assim como a questão de restrição de reprodução (o famigerado DRM).
    Existe uma suspeita que futuras regras serão mais maleáveis, principalmente por gravadoras poderem interagir mídias físicas com arquivos digitais. Até lá, a gente espera.
    Abraço


  4. […] A mesma regra passa a valer pra este Domínio, que me parece imune a este risco, já que nossa audiência é pequena, mas muito qualificada. Mas nunca se sabe. Outro dia um blogueiro amigo publicou um post descendo a lenha nos idiotas que infectam o computador com vírus ao abrir e-mails com supostas fotos dos corpos das vítimas do acidente da Gol. Adivinha o que aconteceu? Uma enxurrada de acessos ao blog dele trazidos pela maravilha das buscas. De idiotas procurando imagens do acidente da Gol. […]

  5. valeriana Says:

    A graça nova é mandar a ‘ultima conversa do piloto capturada pela caixa preta’!
    Afff…

  6. andressa Says:

    quero as fotos dos corpos do acidente da gol


  7. […] acidente com o vôo 3054 da Gol em Congonhas, já explodiu o acesso – pelo menos no Chá – ao post “o vôo da Gol e a idiotice digital nossa de todo dia” principalmente por buscas no […]

  8. lorena Says:

    como eu faço para ver as fotos dos corpos das vítimas do acidente da tam


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • leituras por aí

  • Creative Commons License
    Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
  • Glog








  • o IDG Now! no seu blog

       IDG Now!

    var acc1 = new Spry.Widget.Accordion("Acc1",{ useFixedPanelHeights: false });
  • popularidade

  • Blog Stats

  • RSS Twitter

  • %d blogueiros gostam disto: