classmate PC toma rumo no Brasil

12 outubro 2006

otellini_classmate

Quer saber mais sobre ClassMate PC? Não perca a galeria de fotos no Flickr e a crônica sobre a disputa com o XO, da OLPC.

Depois de um longo e tenebroso inverno sem notícias, o ClassMate PC, notebook educacional desenvolvido pela Intel na onda do 2B1, da OLPC, mandou novos sinais de vida.

Max Leite, gerente da companhia responsável pela plataforma no Brasil, confirmou que negociações com o Governo continuam e que o ClassMate deverá chegar ao mercado brasileiro até março de 2007 – no mesmo cronograma estipulado pela OLPC.

Os passos do OLPC são seguidos também pelos testes anunciados por Leite em dois colégios paulistanos até o final do ano. A Intel não confirma, mas fontes bem próximas do assunto juram de pés juntos que serão as unidades de Campinas e Osasco da Fundação Bradesco.

Não se sabe ainda se o projeto seguirá um teste similar em uma classe na Nigéria revelado por Paul Otellini no último IDF – você vê o webcast da apresentação aqui.

Por lá, a Intel deu 36 ClassMate PCs, treinou os professores e montou a rede WiMax que dará web aos alunos, na mesma estrutura anunciada pela OLPC.

O Engadget afirma que a configuração do aparelho já foi definida, com Celeron M, tela de 7 polegadas, Windows XP e espaço interno de 1GB, que provavelmente será expansível, de forma a seguir o discurso de executivos da Intel Brasil de que “nada que é limitado cai no gosto popular” (sentiu a cutucada no Negroponte?).

O preço ainda é motiva discórdia. Em visita ao Brasil,o presidente de honra Craig Barrett falou em 250 dólares. No IDF, Otellini cogitou 200 dólares.

Independente de quem esteja certo (provavelmente, ambos, pela questão da escala), a queda na cifra a partir dos 400 dólares iniciais credencia o ClassMate PC para bater de frente com o 2B1 no mercado em geral – com a vantagem de ter uma cadeia de distribuição maior do que simplesmente o eBay.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • leituras por aí

  • Creative Commons License
    Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
  • Glog








  • o IDG Now! no seu blog

       IDG Now!

    var acc1 = new Spry.Widget.Accordion("Acc1",{ useFixedPanelHeights: false });
  • popularidade

  • Blog Stats

  • RSS Twitter

  • %d blogueiros gostam disto: