OLPC: de (novo) nome novo e parto marcado

31 outubro 2006

Rápidas observações sobre o notebook de 100 dólares. Mais uma vez, Nicholas Negroponte mudou o nome do aparelho – do simpático 2B1, já citado no seu livro “A Vida Digital”, de 1995, a denominação agora é XO, segundo notícia da CNN.

A segunda troca oficial – de CM1 para 2B1 para XO – ainda não consta no wiki do projeto One Laptop per Child e foi anunciada por Negroponte durante a conferência Forrester´s Consumer Forum 2006.

A apresentação de Negroponte no evento, que se ocupou em esculhambar críticas de Bill Gates novamente, motivou dúvidas sobre os primeiros países a receberem os notebooks.

Diferenças entre o mapa apresentado pela OLPC e por Negroponte apontam divergências sobre o envolvimento de países como Mongólia e Casaquistão e a participação de México e até mesmo Espanha, segundo o cumpadre Wayan do OLPC News.

As atualizações diárias no Laptop.org ainda não esclarecem a questão, o que não se revela uma crise internacional.

Sabe-se que os primeiros protótipos de testes do XO já começaram a ser produzidos pela taiwanesa Quanta, abrindo espaço para a produção em massa a partir do primeiro semestre de 2007.

O papel do Brasil já é fechado, ainda mais com a eleição definida: o país será um dos cinco onde os notebooks chegarão primeiramente, com direito a verba (ainda confidencial, revelam fontes do Governo) já reservada no budget de 2007.

A reserva do budget, já garantida pelo Mininstério da Educação no primeiro semestre de 2006, desmontou a promessa feita pelo então candidato Aloísio Mercadante que, na TV, apresentava o notebook e prometia trazê-lo às escolas do estado de São Paulo caso eleito.

Mesmo que José Serra não tenha feito propaganda (ou, cá entre nós, tenha tido consciência do projeto), os notebooks educacionais chegarão a São Paulo, provavelmente, junto a Brasília nos primeiros testes brasileiros.

One Response to “OLPC: de (novo) nome novo e parto marcado”


  1. […] Nota rasteira sobre a penetração do XO na dita sociedade civil. Numa simplificação básica, o PledgeBank é um depositário de promessas online – você cria algo que promete fazer e ver quantos partilham seu desejo. […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • leituras por aí

  • Creative Commons License
    Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
  • Glog








  • o IDG Now! no seu blog

       IDG Now!

    var acc1 = new Spry.Widget.Accordion("Acc1",{ useFixedPanelHeights: false });
  • popularidade

  • Blog Stats

  • RSS Twitter

  • %d blogueiros gostam disto: