notebook de U$ 100 de estréia marcada no Brasil

4 novembro 2006

classmatepc
Brasil-il-il. É oficial agora: o Brasil será o primeiro país do mundo a receber a versão final do notebook de US$ 100 – Argentina, Líbia, Nigéria e Tailândia, que terão testes conduzidos pelo OLPC em um primeiro estágio, os receberão logo depois.

Fontes dentro da assessoria especial da Presidência confirmaram que os 50 primeiros laptops chegam a institutos de pesquisa pelo país lá pelo dia 15 de novembro.

Mesmo que tenha tido relação direta na campanha de reeleição do presidente Lula, o órgão descarta uma possível relação entre a definição das eleições e a chegada dos portáteis.

Em janeiro, chega o primeiro lote para estudantes, com 2 mil notebooks, que deverão ser distribuídos entre colégios – o MEC não confirma, mas suspeita-se que as instituições estão em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

A entrega casa com o cronograma divulgado tanto pela OLPC como por Ministério da Educação: laptops de teste em novembro, carregamento para (poucos) estudantes em janeiro e inícios dos testes, conduzidos junto a outros 2 mil notebooks convencionais, em fevereiro, ao mesmo tempo em que a fábrica da Quanta inicia sua produção a todo vapor.

A possível visita de Nicholas Negroponte ao Brasil, que virá à Argentina para conversar com Nestor Kirchner sobre o projeto, levanta também suspeitas sobre a possível escolha da plataforma da OLPC para a primeira fornada de notebooks educacionais no Brasil.

Estaria a Intel preocupada? O usual silêncio corporativo da empresa de Paul Otellini foi quebrado pelo diretor-geral para América Latina Ricardo Carreón que publicou em seu blog fotos do ClassMate PC pronto (não confunda com o XO, da OLPC), o que está na USP para testes.

Em eventos antigos, Negroponte já afirmou que o Brasil foi um dos países mais entusiastas do projeto, desde que o primeiro protótipo foi apresentado, em novembro de 2005 – o que pode ter relação direta com a estréia do XO no Brasil.

Um toque: a apuração valeu entrevista para o Conversa Afiada, do sempre simpático Paulo Henrique Amorim, com 10 minutos de conversa no melhor estilo botequeiro e bem mais solto que as gaguejadas do primeiro.

Anúncios

2 Responses to “notebook de U$ 100 de estréia marcada no Brasil”

  1. gabriel pires dos santos Says:

    eu quero como eu fasso moro em minas uberlandia qual vai der o valor final


  2. […] Assim como o XO, o Brasil será o primeiro país do mundo a ter os notebooks educacionais da Intel, o que coloca o país como possível líder do movimento – de novo, Brasil-il-il. […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • leituras por aí

  • Creative Commons License
    Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
  • Glog








  • o IDG Now! no seu blog

       IDG Now!

    var acc1 = new Spry.Widget.Accordion("Acc1",{ useFixedPanelHeights: false });
  • popularidade

  • Blog Stats

  • RSS Twitter

  • %d blogueiros gostam disto: