a falsa promessa (?) de um mundo mais conectado

7 novembro 2006

Nota rasteira sobre a penetração do XO na dita sociedade civil. Numa simplificação básica, o PledgeBank é um depositário de promessas online – você cria algo que promete fazer e ver quantos partilham seu desejo.

O administrador de redes californiano Mike Liveright prometeu no Pledge Bank comprar um XO por 300 dólares (mais que o dobro dos 140 dólares inicialmente previstos para o notebook educacional) caso mais 99.999 almas caridosas fizessem o mesmo.

Em mais de um ano (a promessa iniciou-se em 06 de novembro de 2005), apenas 3.678 usuários se juntaram á promessa de Liveright, num fracasso retumbante.

O programador, porém, não deve estar desolado pela falta de apoio, já que Negroponte já afirmou que colocará XOs a venda no eBay, ainda sem prazo definido, por 450 dólares. assim como a data, não é claro ainda se a venda de notebooks será limitada.

É inegável, porém, que o início das vendas deverá gerar uma histeria coletiva. A publicação da notícia sobre os 50 primeiros notebooks para testes no Now! motivou uma enxurrada de e-mails de leitores ávidos por informações sobre o XO.

Corringindo: não informações sobre o XO, mas dúvidas sobre onde comprar “esta maravilha da natureza”, segundo descrição de um leitor mais afobado. Foram três os e-mails de professores interessados na ferramenta educacional.

Crianças, vamos com calma.

Chamar o notebook de 100 dólares aos quatro ventos é gerar confusões. Por que, num mercado como o brasileiro, em que o preço impulsiona a maioria das vendas, é questão de tempo até que alguém ache que vai encontrar nas prateleiras versões de 100 dólares como equipamentos da Apple, Dell, HP e Toshiba.

A questão aqui é a educação – nos dois sentidos da palavra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • leituras por aí

  • Creative Commons License
    Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
  • Glog








  • o IDG Now! no seu blog

       IDG Now!

    var acc1 = new Spry.Widget.Accordion("Acc1",{ useFixedPanelHeights: false });
  • popularidade

  • Blog Stats

  • RSS Twitter

  • %d blogueiros gostam disto: