OLPC x XO: crônica de uma batalha anunciada

6 dezembro 2006

Do Glog.

*

Desde o encontro com Nicholas Negroponte há duas semanas, não me sai da cabeça a impressão de gadget que o XO (o tal notebook de 100 ou 150 dólares) deixou.

Com o delicado teclado verde sob minhas (pesadas) mãos, o notebook educacional que abriu caminho para um pretensioso projeto de inclusão digital se transformou quase em um brinquedo.

Já o ClassMate PC, oficializado no Brasil ontem pela Intel, parece mais sério, seja pela cor mais sóbria da capa de couro ou pela presença do sistema Windows, conhecido de trás pra frente até pela sua tia que só sabe ligar o liqüidificador.

O sistema da Microsoft é um mérito para o ClassMate PC em frente ao novo sistema em Linux, chamado Sugar, (classificado como confuso por comentários no YouTube) desenvolvido pela Red Hat para a OLPC? Sem dúvida, a familiaridade com o Windows descarta investimentos em treino para alunos e professores.

Por outro lado, o Sugar, que tem Marcelo Tosatti como programador, não parece difícil de usar – evidentemente, a presença de Negroponte deixou o manuseio bem mais fácil. Além de contar com teclas especiais, o sistema foi desenvolvido especialmente para os pequenos – não deu pra não lembrar da onda de Tamagotchi que assolou as crianças.

Durante o encontro, Negroponte ainda apontou um slot de memória na parte de trás do notebook que serviria “para rodar Windows no notebook “. O homem que negou licenças gratuitas do Mac OS X incentivando a instalação de Windows em seu portátil educacional?

Não seria espantoso, então, saber que a Microsoft instalou o Windows em XOs enviados pela One Laptop per Child para testes, como noticiou a VUNet também ontem. (Aliás, já viu o laboratório de Apple que a Microsoft tem em Redmond, com 150 Mac Minis?)

A OLPC está correndo atrás do prejuízo? Difícil. No Brasil pelo menos, o que deverá pesar para a adoção dos notebooks deverá passar pelos incentivos ao mercado nacional. CCE e Positivo, credenciados pela Intel, já começaram a agressiva divulgação dos seus ClassMate PCs – espere tensões entre ambas até março.

Pelo lado da OLPC, a produção se mantém na China até os primeiros 5 milhões de notebooks. Mesmo após transpor críticas para fabricar o notebook, a OLPC e Negroponte terão que se reinventar pra atingir o modelo de negócio da Intel, amparado pelos milhões de dólares da maior fabricante de chips do mundo.

2 Responses to “OLPC x XO: crônica de uma batalha anunciada”

  1. DENNIS BLOMQUIST Says:

    PLS SEND ME ALL INFO ON YOUR LAPTOP

  2. cavernoso Says:

    quero um onde posso comprar…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • leituras por aí

  • Creative Commons License
    Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
  • Glog








  • o IDG Now! no seu blog

       IDG Now!

    var acc1 = new Spry.Widget.Accordion("Acc1",{ useFixedPanelHeights: false });
  • popularidade

  • Blog Stats

  • RSS Twitter

  • %d blogueiros gostam disto: