o notebook educacional muda o lado do balcão

14 dezembro 2006

A oficialização do ClassMate PC (e sua fabricação local) encerram o primeiro ciclo da novela envolvendo notebooks educacionais no Brasil.

Com a doação confirmada de notebooks da OLPC, Intel e Encore, agora é a vez do Governo Federal se mover para viabilizar o projeto. O próximo passo, no entanto, não é aguardar a suposta decisão do aparelho a ser usado.

A implementação dos notebooks educacionais no Brasil obedece a uma estrutura que, a partir da doação da Intel, depende exclusivamente do Governo.

Começa com os testes em escolas brasileiras selecionadas entre janeiro e março de 2007. No começo de abril, o Governo faz o anúncio da decisão.

Com ou sem OLPC, até lá, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) já terá que ter apresentado projeto para integrar acesso wireless nos colégios escolhidos para a integração do primeiro milhão de notebooks.

Já o Ministério da Educação terá que apresentar o projeto de treinamento dos professores para a aplicações das atividades educacionais dentro do notebook, seja ele XO, ClassMate PC ou Mobilis.

Evidentemente, haverá também os custos do Governo. Um cálculo leviano indica que a primeira leva de portáteis pela OLPC custará 150 milhões de dólares aos cofres públicos, sem levar em conta infra-estrutura de acesso e treinamento.

Dados levantados pelo Wayan, do OLPC News, reverberaram no Slashdot sugerindo que, no total, cada notebook educacional poderá sair pelo preço médio de até 900 dólares, contando o investimento necessário.

Até agora, o órgão responsável pela negociação se mantém isento e com uma transparência louvável dentro do Governo. A decisão, martelam eles, passará também pelo crivo financeiro, principal vantagem da Intel na disputa.

Espera-se que, com a mudança de lado no balcão, a escolha do notebook pedagógico se mantenha acessível a todos os olhos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • leituras por aí

  • Creative Commons License
    Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
  • Glog








  • o IDG Now! no seu blog

       IDG Now!

    var acc1 = new Spry.Widget.Accordion("Acc1",{ useFixedPanelHeights: false });
  • popularidade

  • Blog Stats

  • RSS Twitter

  • %d blogueiros gostam disto: