2006: o ano de definições

4 janeiro 2007

A maioria dos textos deste blog está atrasada- por que, então, também não estaria a retrospectiva de 2006? Vamulá.
*
2006 foi o ano em que os notebooks explodiram – literalmente.

Um gigantesco recall de baterias da Sony fez com que milhões de consumidores da Dell, Apple, Panasonic, Asus e da própria Sony procurassem assistências técnicas atrás de dispositivos que não corressem risco de explosão.

Explodiu também em 2006 o novo mercado de serviços online, liderado pela carreira meteórica do YouTube, com sua facilidade ultrajante para compartilhar e assistir vídeos online, impulsionada pelo fôlego interminável da banda larga lá fora e aqui dentro.

Mesmo com 20 meses de vida, foi o YouTube também que despertou dúvidas sobre a Bolha 2.0, após o onipresente (e, mais uma vez, nome de inovação do ano) Google pagar U$ 1,65 bilhão (!!) pelo site de vídeos.

O mercado de portáteis, por sua vez, não sentiu os efeitos e fechou 2006 com nada menos que 107% de crescimento nas vendas – mais até que o fôlego de 47% dos dektops, com uma (pequena) ajuda da atualização de hardware exigida pelo Windows Vista, que finalmente chegou, e uma (grande) força da queda de preços.

Ainda em mobilidade, 2006 viu o WiMax surgir comercialmente, com o investimento da Sprint nos EUA (enquanto, no Brasil, a Anatel começou a regular a freqüência para 3G, glória glória aleluia), e os PDAs entrarem em suas covas pela popularidade opressiva de smartphones, como Treos, iPAQs e BlackBerry.

Em 2006, o padrão japonês ISDB foi coroado como o preferido do Governo Brasileiro, enquanto o programa Computador para Todos teve seu primeiro ano de atuação irrestrita no país, com resultados dignos de aplausos.

Foram 146.442 máquinas financiadas pelo BNDES e absorção de 27% do sistema Linux, segundo estudo da ABES espinafrado de Sérgio Amadeu da Silveira e César Alvarez, que promete ainda mais para 2007.

Bons exemplos de tecnologia vieram também da iniciativa em 2006 – numa jogada inesperada, a Americanas.com se fundiu ao Submarino e criou nada menos que a terceira (!!) maior empresa de e-commerce do mundo.

Já a música digital, finalmente, nasceu no Brasil em 2006 – UOL, Terra e iG inauguraram suas lojas, que agora rivalizam com a pioneira iMúsica, já disponível em celulares brasileiros.

Mesmo com menos de um ano de vida, a IFPI decidiu que o Brasil já tinha um mercado maduro o suficiente (15 lojas aonde, ABPD?) para arcar com 20 processos para downloaders. Te prepara, a coisa já começou.

Brasil-il-il, mas é bom que tanto a nova gigante de e-commerce se prepare melhor para suas responsabilidades como que todos os sites de e-música encarem o mercado brasileiro de frente – 2,49 reais por música com DRM, nem fudendo, diria a massa.

2006 também foi o ano da dança das cadeiras corporativas, por vontade própria ou na marra. Bill Gates anunciou seu desligamento da Microsoft para cuidar de sua organização filantrópica (início de uma nova era na gigante?).

O ano acabou com a suspeita de que o antagonista a Gates (não veja isto como preferência à Microsoft, por favor), o mítico Steve Jobs, sabia de escândalos financeiros envolvendo ações da Apple.

Na HP, foi Patrícia Dunn, presidente do conselho, que deu seu tchau. Motivo? Espionagem corporativa contra executivos e jornalistas, o que provocou também a queda de outros grandes nomes e deixou Mark Hurd em posição desconfortável.

Como o mercado exige resultados, foi só vir o anúncio de lucro de 325% da HP que Hurd virou santo pelas bandas de São Francisco.

Do que já sabemos, no ano que vem teremos Notebook para Todos (lá por junho, você comprará laptops com Linux por R$ 1,8 mil), notebooks educacionais, Windows Vista para usuários finais, operadoras e redes de TV chiando com os (prováveis) investimentos em WiMax e TV Digital no Brasil e a Web 2.0 provando (ou não) que tem viabilidade comercial em médio prazo.

Para 2007, espere mais do mesmo. Manter o mesmo andor não é sinal de estagnação? Não, senhor.

Principalmente quando o mesmo envolve inclusão digital e popularização de tecnologia (ainda que beeem longe daquela maneira burocrática que as utopias juvenis propõe) para as massas.

Feliz 2007.

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