Google oferece suporte à OLPC no Brasil (?)

26 janeiro 2007

Segundo a Folha de São Paulo desta sexta-feira (26/01), o presidente do Google, Eric Schmidt, se encontrou com o presidente Lula durante o Fórum Econômico Mundial de Davos para oferecer ajuda no processo de inclusão digital brasileiro.

A matéria assinada por Clóvis Rossi aponta ajuda oferecida pelo portal na implementação do projeto One Laptop per Child, de quem o buscador é grande financiador, no país.

Além de financiar o equipamento, Lula “mencionou a conectividade na área rural como a maneira pela qual a Google poderia colaborar com o governo”, diz a notícia.

O Google já oferece uma rede sem fio para toda São Francisco, como teste de um possível serviço wireless que o portal pode (atenção, pode!) oferecer em larga escala – a partir de quando, só Brin, Page e Schmidt sabem.

Caso o Google realmente se encarregue de oferecer a conectividade necessária para os notebooks educacionais brasileiros, tire três fatores da equação brasileira: a Intel, a Encore e a RNP.

Com a entrada do Google no suposto barateamento dos XOs e na construção de redes, é improvável que o Governo não assine com a OLPC em abril – daí, tchau para ClassMate PC e Mobilis, pelo menos na primeira encomenda.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, responsável atualmente pela infra-estrutura de acesso, não sairia do processo, mas tiraria o peso da responsabilidade de custear e montar redes para regiões inóspitas brasileiras.

Outro breve lembrete sobre o Google no Brasil: mesmo se portando como se não existisse no Brasil, o buscador já demonstrou profundo interesse na tecnologia de produção de etanol brasileiro.

Quando estiveram no país, Brin e Page fizeram apenas uma visita agendada previamente, além do próprio escritório regional: a Usina Costa Pinto, em Piracicaba. Não quer dizer nada, mas pode dizer alguma coisa um dia.

Anúncios

4 Responses to “Google oferece suporte à OLPC no Brasil (?)”


  1. Se querem participar do desenvolvimento do Brasil, além reconhecer as mídias, devem tratar de resolver o problema dos cheques AdSense…


  2. Imagina o Lula explicando o famigerado PAC aos executivos do Google e do Citigroup.

  3. gfelitti Says:

    Certíssimo, Rocha. Taí a comparação recorrente do Google como um holograma no Brasil, infelizmente. Abraço


  4. Foi só eu falar para o Google mudar! :). A empresa passará a depositar o valor do AdSense em contas bancárias no Brasil, depois de um complicado procedimento por parte dos editores de conteúdo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • leituras por aí

  • Creative Commons License
    Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
  • Glog








  • o IDG Now! no seu blog

       IDG Now!

    var acc1 = new Spry.Widget.Accordion("Acc1",{ useFixedPanelHeights: false });
  • popularidade

  • Blog Stats

  • RSS Twitter

  • %d blogueiros gostam disto: