Flickr e del.icio.us no Brasil: velório da Web 2.0 está marcado

2 fevereiro 2007

O ainda crescente mercado de Web 2.0 brasileiro acaba de ter seu velório marcado. O Yahoo confirmou ao palmeirense Ralphe Manzoni Jr. que pretende trazer ao Brasil, ainda no primeiro semestre, versões nacionais de del.icio.us, Flickr e Yahoo Video.

O Valor Econômico já havia adiantado os dois últimos, junto à plataforma de links patrocinados Panamá – o primeiro é novidade.

Sob um olhar catastrófico, a novidade deverá ter um impacto devastador no prematuro mercado nacional de Web 2.0 pelo fato de grande parte das start-ups explorarem modelos de sucesso desenvolvidos lá fora e ainda sem representantes nacionais.

Não chega a ser tão difícil assim. Por mais que trate de dois serviços diferentes (acesso e conteúdo), basta comparar o florescimento de pequenos provedores ocorrido nos início dos anos 90 com a crescente popularização da internet residencial.

Dentre centenas, a partir de quais você, usuário de dial-up, acessa a internet hoje do conforto da sua casa?

O ainda incerto modelo de negócios brasileiro de Web 2.0 se apóia na crença de que haverá usuários suficientemente acostumados com sites internacionais que pagarão um pouquinho por alternativas brasileiras.

Assim, já se parte mal. Com a introdução de arrasa-questeirões no Brasil, o cenário fica ainda pior para os pequenos.

Diz o Yahoo que ainda não há modelo de negócio definido para cada um deles – o Flickr Pro, já se sabe, não será trazido. O investimento estimado de US$ 1 milhão, no entanto, sinaliza para algo mais além da simples tradução. Esperemos, com a vela acessa nas mãos.

9 Responses to “Flickr e del.icio.us no Brasil: velório da Web 2.0 está marcado”


  1. RIP 2.0

    Agora sem brincadeira. Acho ótima a iniciativa do Yahoo. O que tem que ser feito é se diferenciar. Imagina se o Digg lança uma versão por idioma? Metade dos sites brasileiros de web 2.0 morreriam.

    Falta diferenciação. Chega de CTRL+C, CTRL+V.

  2. gfelitti Says:

    Exatamente, Paulo: falta diferenciação. Espera-se que, com o Yahoo, o mercado brasileiro de Web 2.0 sangre. Cá entre nós, é improvável que ainda não tenha passado pela cabeça do Digg uma versão em línguas. Esperemos.


  3. Guilherme,

    Pra mim serviços web precisam ser globais pq na grande rede não há fronteiras. Interessante que a Yahoo! vá investir mais pesado aqui. Isso é ótimo para a concorrência.

    Abraços!

  4. Doufer Says:

    Poder pegar pro account pagando em reais nada né…

  5. gfelitti Says:

    Concordo contigo, Alexandre, por mais que o ditado soe clichê até o osso. Agora pense comigo: entre uma startup que rebola pra fechar o mês no azul e um portal global que chega ao país com um serviço conhecido, eu aposto minhas fichas na segunda opção.

    Primeiro por que o serviço é original, não a cópia. Depois, que ele não precisa fazer um sucesso estrondoso necessariamente para se manter em pé – ainda que a maioria da base fique no Flicker de fora, por exemplo, o Flickr Br pode ficar de pé com as próprias pernas sem aparente drama nenhum.

    A Pro Account num boleto, por exemplo, seria legal. Mas não é tãããão desmerecedora sua falta, Doufer.
    Abraço


  6. […] área de palavras-chave e o sumiço do Yahoo!. O Yahoo! voltou com a ferramenta e ainda trará um pacote de aplicativos web para o Brasil incluindo o Panamá que será o novo AdWords do […]

  7. manipulacoes Says:

    Vamos ver como as empresas brasileiras vão concorrer com as gigantes mundiais…

    Somos considerados um povo criativo…


  8. […] 26th, 2007 O Yahoo acabou de confirmar: a versão nacional do del.icio.us, prometida para o primeiro semestre, não tem mais data definida pra chegar. Posted by gfelitti Filed in internet, mídia […]


  9. […] do investimento que o próprio Yahoo anunciou sobre suas comunidades para Brasil no começo do ano, algo que você já leu por aqui, que debandou em novidades já […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • leituras por aí

  • Creative Commons License
    Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
  • Glog








  • o IDG Now! no seu blog

       IDG Now!

    var acc1 = new Spry.Widget.Accordion("Acc1",{ useFixedPanelHeights: false });
  • popularidade

  • Blog Stats

  • RSS Twitter

  • %d blogueiros gostam disto: