Flickr e del.icio.us no Brasil: velório da Web 2.0 está marcado
2 fevereiro 2007
O ainda crescente mercado de Web 2.0 brasileiro acaba de ter seu velório marcado. O Yahoo confirmou ao palmeirense Ralphe Manzoni Jr. que pretende trazer ao Brasil, ainda no primeiro semestre, versões nacionais de del.icio.us, Flickr e Yahoo Video.
O Valor Econômico já havia adiantado os dois últimos, junto à plataforma de links patrocinados Panamá – o primeiro é novidade.
Sob um olhar catastrófico, a novidade deverá ter um impacto devastador no prematuro mercado nacional de Web 2.0 pelo fato de grande parte das start-ups explorarem modelos de sucesso desenvolvidos lá fora e ainda sem representantes nacionais.
Não chega a ser tão difícil assim. Por mais que trate de dois serviços diferentes (acesso e conteúdo), basta comparar o florescimento de pequenos provedores ocorrido nos início dos anos 90 com a crescente popularização da internet residencial.
Dentre centenas, a partir de quais você, usuário de dial-up, acessa a internet hoje do conforto da sua casa?
O ainda incerto modelo de negócios brasileiro de Web 2.0 se apóia na crença de que haverá usuários suficientemente acostumados com sites internacionais que pagarão um pouquinho por alternativas brasileiras.
Assim, já se parte mal. Com a introdução de arrasa-questeirões no Brasil, o cenário fica ainda pior para os pequenos.
Diz o Yahoo que ainda não há modelo de negócio definido para cada um deles – o Flickr Pro, já se sabe, não será trazido. O investimento estimado de US$ 1 milhão, no entanto, sinaliza para algo mais além da simples tradução. Esperemos, com a vela acessa nas mãos.
2 fevereiro 2007 at 10126 pm
RIP 2.0
Agora sem brincadeira. Acho ótima a iniciativa do Yahoo. O que tem que ser feito é se diferenciar. Imagina se o Digg lança uma versão por idioma? Metade dos sites brasileiros de web 2.0 morreriam.
Falta diferenciação. Chega de CTRL+C, CTRL+V.
3 fevereiro 2007 at 121241 am
Exatamente, Paulo: falta diferenciação. Espera-se que, com o Yahoo, o mercado brasileiro de Web 2.0 sangre. Cá entre nós, é improvável que ainda não tenha passado pela cabeça do Digg uma versão em línguas. Esperemos.
3 fevereiro 2007 at 80815 pm
Guilherme,
Pra mim serviços web precisam ser globais pq na grande rede não há fronteiras. Interessante que a Yahoo! vá investir mais pesado aqui. Isso é ótimo para a concorrência.
Abraços!
5 fevereiro 2007 at 80805 pm
Poder pegar pro account pagando em reais nada né…
6 fevereiro 2007 at 10118 am
Concordo contigo, Alexandre, por mais que o ditado soe clichê até o osso. Agora pense comigo: entre uma startup que rebola pra fechar o mês no azul e um portal global que chega ao país com um serviço conhecido, eu aposto minhas fichas na segunda opção.
Primeiro por que o serviço é original, não a cópia. Depois, que ele não precisa fazer um sucesso estrondoso necessariamente para se manter em pé – ainda que a maioria da base fique no Flicker de fora, por exemplo, o Flickr Br pode ficar de pé com as próprias pernas sem aparente drama nenhum.
A Pro Account num boleto, por exemplo, seria legal. Mas não é tãããão desmerecedora sua falta, Doufer.
Abraço
6 fevereiro 2007 at 20231 am
[…] área de palavras-chave e o sumiço do Yahoo!. O Yahoo! voltou com a ferramenta e ainda trará um pacote de aplicativos web para o Brasil incluindo o Panamá que será o novo AdWords do […]
7 fevereiro 2007 at 80838 pm
Vamos ver como as empresas brasileiras vão concorrer com as gigantes mundiais…
Somos considerados um povo criativo…
26 setembro 2007 at 50529 pm
[…] 26th, 2007 O Yahoo acabou de confirmar: a versão nacional do del.icio.us, prometida para o primeiro semestre, não tem mais data definida pra chegar. Posted by gfelitti Filed in internet, mídia […]
21 outubro 2007 at 70727 am
[…] do investimento que o próprio Yahoo anunciou sobre suas comunidades para Brasil no começo do ano, algo que você já leu por aqui, que debandou em novidades já […]