Yahoo Pipes: mash-ups para massas

23 fevereiro 2007

As imagens tinham o Flickr. Os vídeos tinham o YouTube. O texto tinha tanto WordPress como Blogger. A categorização de conteúdo tinha o Digg. O taggemento, o del.icio.us.

E o mash-up, único dos pilares da Web 2.0 ainda sem um aplicativo online para usuários finais, ganhou o Yahoo Pipes no começo de fevereiro.

Usuários finais? Nem tão rápido, rapá. Mesmo que o Yahoo tenha facilitado o desenvolvimento de mash-ups que canalizem informações a partir de diferentes fontes (entendeu o Canos?), mexer no Pipes não é nada simples.

Além de compartilhar, interagir, agrupar e formar comunidades, a tendência de Web 2.0 prevê consumir a informação da maneira mais pessoal do possível – isto envolve palavras-chave de um site, imagens de uma comunidade de fotos e informações que envolvam apenas determinados gostos pessoais ou localizações.

(O LifeHacker preparou um ótimo tutorial que explica os papéis das caixas de diálogos, ligações e formatações do Pipes. Demora um pouco para se acostumar, mas se pega o jeito).

Mesmo trabalhoso, o Pipes aproxima mash-ups da comunidade de entusiastas ou de usuários que, como eu, entendem um mínimo, mas são incapazes de mergulhar nos APIs que o Google oferece para seu Google Maps ou Google Earth carregue informações de milhões de fontes.

O gigante de buscas, aliás, entende do riscado demais – os melhores mash-ups hoje, como informações imobiliárias, turísticas, biológicas e tantas outras, estão sobre os mapas detalhados do Google Earth e à vasta biblioteca de APIs suportadas pelo buscador.

Se chegar ao Brasil o Froogle e o Google Local, como juram de pé juntos fontes do mercado, o mash-up fica ainda mais interessante.

Ainda que longe do ideal para alcançar as massas, o Yahoo Pipes ganhou a classificação de “marco na história da internet” de ninguém menos que Tim O’Reilly, o pai do termo Web 2.0, por mastigar um dos pilares do movimento sem muito tecniquês.

Se o Google quiser entrar na briga, sorte nossa.

2 Responses to “Yahoo Pipes: mash-ups para massas”

  1. Gabriela Says:

    Como sempre, muito bom visitar seu blog. E os estudos, como andam?

    Beijos


  2. […] 10th, 2007 O Google resolveu comprar a briga e derrubar um caminhão de areia sobre o tão bem recebido Yahoo Pipes: agora, qualquer usuário pode criar mash-ups no Google Maps com a mesma moleza que você limpa seu […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • leituras por aí

  • Creative Commons License
    Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
  • Glog








  • o IDG Now! no seu blog

       IDG Now!

    var acc1 = new Spry.Widget.Accordion("Acc1",{ useFixedPanelHeights: false });
  • popularidade

  • Blog Stats

  • RSS Twitter

  • %d blogueiros gostam disto: