6 perguntas: Alexandre Inagaki, fundador do Interney Blogs

7 março 2007

Veja o que não é um anti-spam mal configurado: Inagaki respondeu, sim, às perguntas no mesmo dia do Edney, que teve sua entrevista publicada no dia seguinte.

Misteriosamente identificada como spam, a mensagem se perdeu e a entrevista do Inagaki, reencaminhada pelo próprio, segue com alguns dias de atraso.

De qualquer forma, o “diretor de tecnologia” do InterneyBlogs já falou. Fala agora o “diretor de conteúdo”.

1 – Como surgiu a idéia do InterneyBlogs?
Já estava acalentando a idéia de criar um portal de blogs há tempos, na verdade. A primeira pessoa com quem conversei foi o Augusto Sales, do site Paralelos (um dos nomes que pretendo trazer para o IB, aliás).

Mas, após encontrar o Edney, vi que nossos interesses se complementavam. O Edney possuía toda a estrutura do Shopping Interney, mas carecia de conteúdo próprio para sustentar o site, além de poder fornecer hosting e toda a estrutura técnica necessária.

Eu surgi com essa idéia da criação de um portal com diversos blogs capazes de produzir conteúdo inédito, de qualidade e atualizações diárias, conciliamos nossos projetos e cá estamos. 🙂

2 – Na questão de conteúdo, como o Interney Blog se diferencia de outros portais de blogs brasileiros, como Gardenal e Insanus?
Surgimos com uma mentalidade profissional. Além do pressuposto básico para a vinda de qualquer participante, qualidade de texto, buscamos convidar para o portal blogueiros capazes de escrever sobre nichos mercadológicos que valem a pena ser explorados: cinema, música, culinária, tecnologia.

3 – Como vocês pretendem explorar comercialmente o novo sistema desenvolvido pelo Edney nos outros blogs do IB?
Partimos do seguinte princípio: cada blog deve ter a sua cara, o seu próprio template, mantendo o estilo que sempre teve antes de migrar para o nosso portal.

Todos os participantes do IB, pois, têm liberdade para optarem pela veiculação ou não de banners, e continuam escrevendo como sempre fizeram em seus blogs antes da vinda para o Interney Blogs.

Os anúncios do Mercado Livre e Google Adsense só estão sendo inseridos nos canais do portal (nutridos pelos posts de todos os blogs). 80% das receitas arrecadadas no portal serão distribuídos entre os blogueiros participantes de acordo com a visitação de cada um.

4 – Atualmente, são 21 diários. Como será o processo para futuros novos blogs que se interessem pela proposta?
Já estou conversando com alguns nomes que me interessam trazer para o portal e que não estejam ligados a nenhum outro coletivo como o Verbeat, o Tipos, o Gardenal ou o Insanus.

Além disso, em conversas que tive com o Edney, já detectamos mais alguns assuntos para blogs temáticos que têm bom potencial de vendas, como carros, gadgets e quadrinhos, e procuramos por nomes que possam tocá-los. Fora isso, as portas estão abertas.

É óbvio que todo critério de seleção possui um quê de subjetividade, e que um blog que é considerado genial pelo seu dono nem sempre é visto da mesma maneira por mim, pelo Edney ou pelos blogueiros que estão conosco desde a gestação do projeto, André Rosa de Oliveira e Ian Black.

Mas, assim como tinha o costume de linkar 10 blogs diferentes na relação de “blogs da semana” do Pensar Enlouquece, estaremos atentos a qualquer blogueiro de genuíno talento que nos procurar.

5 – Acha que sua saída do Gardenal para o IB deve ajudar a alavancar a audiência do novo portal, em razão da sua popularidade?
O Pensar Enlouquece, apesar de ter recebido alguns prêmios e reconhecimentos bacanas, nunca foi um grande campeão de audiência, até porque não o atualizava mais do que 3 vezes por semana, e olhe lá!

(nota do editor: a-hã, Inagaki. modéstia tem limite – leia este post do Pensar Enlouquece)

Não dá para comparar com a visitação de outros blogs como Kibe Loco, Querido Leitor ou Garotas que Dizem Ni, por exemplo. A migração do meu blog para o IB pode até ter ajudado a dar alguma visibilidade para o portal, mas nada mais além disso.

6 – Pra ti, quem são os principais blogueiros (não ligados à grande mídia, por favor) hoje no Brasil?
Para a criação do portal, tive a felicidade de conseguir atrair alguns dos melhores blogueiros do país. Pra não citar todo mundo, me atenho a três exemplos: o Chico Fireman, do Filmes do Chico, que há tempos afirmo ser o melhor crítico cinematográfico da blogosfera.

O Ricardo Schott, que há anos mantém o Discoteca Básica, e que posteriormente tornou-se colaborador de algumas das principais publicações de música do Brasil. E o Marcos Donizetti, que escreve sobre diversos assuntos como música, tecnologia e cinema, e ainda publica ficções em seu blog, sempre mantendo um excelente nível de qualidade.

Fora do IB, além dos blogs citados na resposta anterior, temos a dupla Fred e Rodrigo, do Jacaré Banguela, blog de humor que merecidamente tornou-se um dos sites mais visitados do país, o Meio Bit, principal blog de tecnologia brasileiro, e dois outsiders de primeira: Rafael Galvão e Alex Castro.

Cito ainda duas escritoras primorosas: a Cecília Gianetti, do Escreve Escreve, e a Rita Apoena.

One Response to “6 perguntas: Alexandre Inagaki, fundador do Interney Blogs”

  1. Dulcibellazd Says:

    omg.. good work, dude


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • leituras por aí

  • Creative Commons License
    Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
  • Glog








  • o IDG Now! no seu blog

       IDG Now!

    var acc1 = new Spry.Widget.Accordion("Acc1",{ useFixedPanelHeights: false });
  • popularidade

  • Blog Stats

  • RSS Twitter

  • %d blogueiros gostam disto: