iGoogle: o primeiro de (prováveis) tantos outros
13 março 2007
Rápidas considerações sobre o acordo entre iG e Google, revelado na semana passada. Outras boas análises saíram tanto pelo Henrique como pelo Ralphe.
1 – É o primeiro contrato de grande porte (leia-se: com um portal) do AdSense no Brasil. Ponto pro iG: as buscas de todos os portais são péssimas. Sorte do Google: a quantidade de conteúdo do iG deve render uma bela fatia publicitária.
2 – Caio Túlio, presidente da Brasil Telecom Internet, comentou que agora o iG pode se concentrar em conteúdo em português de qualidade. A afirmação faz sentido, sim, se o iG mudar da atual aposta em blogs sem links e cópias de Web 2.0 (iGpedia e Minha Notícia, já disse, são de doer) para conteúdo merrrmo.
3 – Líder de conteúdo e de páginas vistas da web brasileira, o UOL não tem um acordo do tipo fechado. Quem fecha? O Google Brasil já disse que o acordo com o iG não é exclusivo, mas deve atrasar futuros outros contratos.
4 – O UOL é conteúdo. A Globo.com é multimídia (vídeo, principalmente). O iG é peer-content. O Terra é acesso banda larga. Se você previsse futuras estratégias de plataformas de links patrocinados, atacaria qual? Eu iria no primeiro.
5 – O Google Apps nem bem saiu do papel e o Google Brasil já aventa a possibilidade de oferecer serviços corporativos pelo iG – o Gmail é o primeiro, uma espécia de laboratório. Nada confirmado ainda.
Filed in doyoutube, internet, mídia eletrônica, telecomunicações, web 2.0, web social
14 março 2007 at 20213 pm
Em relação ao número 4, eu apostaria na Globo.com. Os caras são provedores de conteúdo multimídia, e com o [futuro] advento da TV digital, a indexação e busca [e por que não, publicidade customizável] vai ser necesária e óbvia, bem como a total integração com a internet e mobilidade. Mas é pouco provável que a emissora do Plim-Plim faça qualquer acordo desta natureza. Quem vai fazer o serviço “sujo” para os Marinho?
15 março 2007 at 20221 am
Apesar da multimidia, as organizações Globo mal conseguem se “organizar” entre empresas… acho bem difícil algo acontecer nesse sentido.
28 março 2007 at 80829 pm
Na mosca, Melão.
Por mais que o avanço da TV na web aponte a Globo.com como aposta mais rentável, imagino que é improvável um conglomerado de mídia tão “sólido” se sujeitar a um acordo deste naipe, como diz o Henrique.
4 julho 2007 at 80820 pm
[…] – Lembra do iGoogle? A sugestão do post anterior foi na mosca – sem o devido estardalhaço, Google e UOL fecharam […]
5 julho 2007 at 40408 pm
[…] correção: não foi o iG o primeiro portal a ter acordo com o Google para explorar buscas, como diz o post anterior – o Terra já tinha o seu há 4 anos (!). Posted by gfelitti Filed in mídia eletrônica, […]