a França sufoca o peer-content

14 março 2007

franca

Na semana passada (atraso de novo, Guilherme?), a França surpreendeu a internet ao proibir qualquer um que não seja jornalista de registrar um ato de violência.

Caso seja desrespeitada, a lei prevê prisão de até cinco anos e multa de 75 mil euros para o responsável pelas imagens – a multa vale também para sites que hospedem o vídeo.

Evidentemente, como serviços populares de vídeo não estão em território francês, a aplicação da lei na reprodução do vídeo se torna um potencial fiasco.

Ironicamente, a lei foi promulgada 16 anos após o espancamento de Rodney King, cujo registro feito de maneira amadora provocou uma guerra racial em Los Angeles.

O redator da lei, o ministro Nicolas Sarkozy, afirma que a lei pretende diminuir tensões causadas na sociedade pela violência.

Ao invés de exibir e resolver o problema, o Governo da França criminaliza o peer-content para que a sociedade não seja impactada – grupos de liberdade de imprensa, como o Repórteres Sem Fronteiras e o Odebi, evidentemente, já chiaram.

Para desmotivar o crescente (e estúpido) fenômeno de “happy slapping” entre os jovens, a França amordaçou o jornalismo cidadão.

Irônico a proibição vir do país que carrega como um dos seus símbolos a Liberdade adquirida por seu povo na Revolução Francesa.

Anúncios

2 Responses to “a França sufoca o peer-content”


  1. […] apuração da nota sobre a proibição do peer-content na França, topei com um mini-documentário que explica a guerra civil que Los Angeles se meteu em 1992 após […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • leituras por aí

  • Creative Commons License
    Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
  • Glog








  • o IDG Now! no seu blog

       IDG Now!

    var acc1 = new Spry.Widget.Accordion("Acc1",{ useFixedPanelHeights: false });
  • popularidade

  • Blog Stats

  • RSS Twitter

  • %d blogueiros gostam disto: