Motigo: transformando blogueiros em psicopatas

3 maio 2007

Quando começou a usar a plataforma Motigo, em março, a ferramenta de medição de audiência WebStats, usada pelo Chá Quente, ganhou algumas novas funções, além de um visual beeem melhorado.

Uma delas transforma qualquer blogueiro num psicopata em potencial – ao lado de cada acesso ao seu blog, a Motigo apresenta um ícone que leva à representação gráfica do IP no Google Maps.

No falso mundo da teoria, você poderia saber exatamente onde está seu leitor. Mas, na prática, a história é outra – e é exatamente por isto que serviços como o IP-Adress não me motivam medo algum.

Grandes provedores de banda larga trabalham com IPs dinâmicos – você se conecta e ganha um aleatório. Quando entro no Chá, o Motigo aponta que meu ponto de acesso está na zona leste de São Paulo – exatamente onde estão os servidores da Net (uso Virtua).

Certos casos são até bisonhos – um acesso dentro da Universidade Federal de Santa Catarina, por exemplo, é indicado como se fosse feito de dentro do oceano.

Por enquanto, você não tem do que se preocupar – os dados importantes estão guardados onde ninguém vê. Por enquanto.

Update: Foi falar que eles mudaram. Ao invés dos ícones, o Motigo agora mostra, em um mapa do Google Maps, a posição geográfica dos seus últimos cinco acessos.

2 Responses to “Motigo: transformando blogueiros em psicopatas”

  1. Jo Says:

    Na boa, algum sabe se o endereço mostrado é o real… enfim, se usando banda larga ou discada o endereço é realmente aquele ou apenas do provedor?
    abraços
    jo
    joannat_brasil@hotmail.com

  2. gfelitti Says:

    Jo,
    nem todos são – depende muito da política do seu provedor. Pelo IP-Adress, por exemplo, meu IP está no Pari (zona leste de São Paulo), quando realmente estrou no centro. Mas universidades ou grandes empresas que têm contratos de acesso fechados e não escondem seu posicionamento. Dá um pulo no site pra ver se funciona ou não contigo.
    Abraço,


Deixe um comentário

  • leituras por aí

  • Creative Commons License
    Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
  • Glog








  • o IDG Now! no seu blog

       IDG Now!

    var acc1 = new Spry.Widget.Accordion("Acc1",{ useFixedPanelHeights: false });
  • popularidade

  • Blog Stats

  • RSS Twitter