original: Nick Denton

13 setembro 2007

A revista eletrônica para blogueiros North X East enumerou numa lista o que considera os 50 blogueiros mais importantes da internet hoje. Pra mim, foram poucos nomes muito conhecidos e outros tanto que não fazia a mais vaga idéia.

Além de ser um bom guia pra descobrir outros blogs, o ranking é passível de discussão – o David Sifry em 3º vá lá, mas o Joi Ito em 5º, sete posições acima do Michael Arrington ou espantosas trinta e uma frente a Ana Marie Cox?

A lista étambém um bom gancho pra desovar um texto feito há alguns meses sobre os atuais novos empreendedores da internet lá fora. Na última hora, caiu o Nick Denton, fundador e presidente da Gawker Media e primeiro da lista da North X East.

A razão é que Denton, frente a Mark Zuckerberg, Evan Willians e Kevin Rose, era old-school demais. Não custa dizer: o texto está em Creative Commons.

*

Gawker Media – Nick Denton
Já não é segredo para ninguém que, há anos, blogs começaram a assumir também o papel de fonte financeira – no Brasil, nosso melhor exemplo responde pela rede de blogs Interney Blogs, gerenciada por Edney Souza.

Mas quem poderia imaginar que, há quatro anos, seria possível construir um conglomerado de mídia online baseado apenas em blogs?

Por mais que esteja bastante longe de conglomerados como a News Corp. ou a Fox, a Gawker Media é o principal exemplo de um novo modelo de negócio editorial para internet que não envolve apenas parcerias com grandes portais.

Antes da Gawker Media, seu fundador, Nick Denton, já havia ganho milhões de dólares (Denton não comenta qualquer tipo de cifra) com a venda de duas empresas fundadas no furor da bolha – a First Tuesday e a Moreover Technolgies.

O investimento jornalístico (Denton já passou pela redação do tradicional The Financial Times) veio no formato de blogs, a começar pelo Gizmodo, grande sucesso atual da Gawker Media e terceiro blog mais linkado da web pelo ranking do Technorati com seus reviews e notícias sobres gadgets.

Por mais que se concentre em assuntos ligados a tecnologia, como o portal de webcasts Revision3, de Kevin Rose, a Gawker Media apresenta blogs tão distintos como o Wonkette, que trata de política, o Fleshbot, dedicado à pornografia, ou o ValleyWag, de fofocas do Vale do Silício.

É do Wonkette, aliás, a principal demonstração de que a Gawker Media se aproxima do conglomerado de notícia que Denton almeja – em 2006, sua co-fundadora, Ana Marie Cox, foi contratada para editar a sessão de política da prestigiada revista Time.

One Response to “original: Nick Denton”


  1. i need to read this blog in english.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • leituras por aí

  • Creative Commons License
    Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
  • Glog








  • o IDG Now! no seu blog

       IDG Now!

    var acc1 = new Spry.Widget.Accordion("Acc1",{ useFixedPanelHeights: false });
  • popularidade

  • Blog Stats

  • RSS Twitter

  • %d blogueiros gostam disto: