o mashup dos botecos

21 outubro 2007

mashups_guilherme
O Google Maps é a ferramenta de mashups mais fácil da internet (se quer algo um pouco mais complicado mas mais amplo, o Popfly tá em beta aberto). Você acha o endereço, seleciona o ponto, escreve suas observações e pronto.

O mashup acima junta definições que escrevi no meu perfil do DicaSP, do cumpadre Tharso, com a cidade de São Paulo. Foi tudo feito na mão, mas não tomou mais que meia hora – Tharso, que tal uma integração nativa, hein?

Ainda não dá pra comunidade mexer e, sinceramente, não sei nem se é o caso – de tão fácil que é, dá pra você fazer um com cinema, bares, restaurantes eo diabo. Tenta lá.

Enquanto o mashup estava sendo bolado, topei com um que humilha este aí – tanto pelo cardápio como pelo trabalho meticuloso do cara.

mashup_avi

O Avi Alkalay, engenheiro de Linux da IBM, juntou restaurantes vegetarianos de São Paulo com direito a pequenos resumos, endereço e preço médio de cada refeição. Vale a pena dar uma olhada.

Ironicamente, enquanto os botecos eram listados, o Wagner Tamahana, da Colméia, mandou convite pro OlhaOnde.eu, serviço de mapas online pra usuários criarem suas listas de algo, tipo lugares onde eu já tropecei – entendeu o domínio?

Wagner avisa que ainda está em alpha, o que implica, principalmente, em edições bastante básicas e falta de massa crítica pra que as alterações em outros mapas criem conteúdo srelevantes. Mas dá um tempo pra molecada – eles estão no caminho certo.

Mais avançado está o VCVai.com que, se não prima pela diversidade, dá um tratamento profissional nas indicações que traz para as cidades de São Paulo e Campinas.

Este investimento recente em mapas online no Brasil também pega outra empresa, muito maior e com acordos muito maiores. Mas isto você só vai saber na semana que vem.

Update: O Google oficializou seu Google Maps no Brasil nesta semana inaugurando funções inéditas, como indicações de estabelecimentos, a outras já abusadas pela comunidade, como traçar rotas entre dois pontos. Num futuro próximo, pequenos empreendedores e profissionais liberais poderão integrar seus negócios no mapa, que também contará com propagandas da plataforma AdSense. Leia lá no Now!.

5 Responses to “o mashup dos botecos”


  1. Obrigado pela citação do vcvai.com no Blog, Guilherme. Estamos trabalhando para oferecer o maior numero de lugares. Abs!


  2. Ola Guilherme, legal q vc testou o Olhaonde.eu, pena q eu nao lembro da ultima vez q tropecei pra poder incluir em seu mapa🙂 Valeu!!!

  3. cintiacosta Says:

    Ê mistério jornalístico…

  4. Tharso Says:

    Fala, mano. Só agora li esse post. Classe A a idéia! Vou sugerir ao pessoal da Veja. E tu, como anda? Abração!


  5. […] o mashup dos botecos « O Ch Quente est no chaquente.com – […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • leituras por aí

  • Creative Commons License
    Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
  • Glog








  • o IDG Now! no seu blog

       IDG Now!

    var acc1 = new Spry.Widget.Accordion("Acc1",{ useFixedPanelHeights: false });
  • popularidade

  • Blog Stats

  • RSS Twitter

  • %d blogueiros gostam disto: