o google faz birra no brasil

9 setembro 2007

Você pode ler mais sobre o assunto na cobertura do Now! e na análise da colega Moreira, mas vale uma palavrinha sobre o final de uma novela que não teve destaque suficiente pelo desenlace caricato.

Depois de tanto negar e até ter suas operações brasileiras ameaçadas de fechamento, o Google Brasil vai retirar do ar comunidades do Orkut apontadas pelo Ministério Público Federal.

Diz o Google, até de maneira um tanto cínica, que a mudança tem relação com o crescimento da empresa, que agora tem um departamento jurídico que ficará responsável por passar as ordens (atente para o grifo), não pedidos de favor, do MPF.

Entra aí um exemplo prático (e, ao mesmo tempo, cruel) da responsabilidade que empresas têm ao dar ferramentas de criação na mão de usuários. Respaldado pelo tal “Don´t be evil” (certamente mal interpretado pela diretoria brasileira do Google), o buscador preferiu defender seus usuários, independente do que havia sido feito.

Nada mais certo, então, do que responsabilizar quem dá a ferramenta e acoberta, não?

A argumentação de Durval Noronha, o advogado resignado pelo Google que, para sorte do ouvido dos jornalistas, sai de cena (por enquanto) de que o Google Brasil está no país apenas para negociar links patrocinados e não tem nada a ver com o Orkut é de um delírio lisérgico.

Na prática, a nova diretora jurídica apenas repassará as ordens do MPF para o time de gerenciamento do Orkut lá fora. Ainda falta, porém, os dados de usuários que pratiquem crimes dentro da rede social, como incentivo ao ódio, tráfico de drogas e pedofilia.

É um caminho, ao menos. Contudo, mais uma vez, o Google prova que, no Brasil, está longe da eficiência que fez com que a The Economist questionasse se precisávamos ter medo do serviço. Bem longe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • leituras por aí

  • Creative Commons License
    Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
  • Glog








  • o IDG Now! no seu blog

       IDG Now!

    var acc1 = new Spry.Widget.Accordion("Acc1",{ useFixedPanelHeights: false });
  • popularidade

  • Blog Stats

  • RSS Twitter

  • %d blogueiros gostam disto: