o press release social da edelman
2 outubro 2007
Semana passada, a cumadre Thiane avisou sobre o primeiro social press release feito por uma assessoria no Brasil, a Edelman que ele leva com a mão de quem acorda no domingo ouvindo Gossip.
O social press release tem tags, citações separadas pra facilitar trabalho do jornalista com pressa (online na sua maioria), traz links externos, oferece conteúdo multimídia de fácil acesso e ainda linka com serviços online, como del.icio.us, Technorati e Digg.
Sem dúvida, o apanhado de idéias é ótimo e reitera o trabalho de andorinha solitária que a Edelman vem fazendo com a internet, algo que já passou por Flickr e RSS de releases, algo tão óbvio que chega a ser feio outras assessorias não terem implementado.
O problema está exatamente na falta de demanda para que as outras assessorias implementem tecnologias deste naipe – para poucos jornalistas e blogueiros, o social press release vai ser uma bela mão na roda.
Mas e pra grande massa que enrola a língua quando a internet entra em pauta? É difícil falar em adotar algo novo quando mesmo no velho a maioria das assessoria tropeçam bonito – a quantidade de e-mails que nada têm a ver com tecnologia que eu recebo não é brincadeira.
Quer dizer, acaba virando, nos e-mails irônicos que rodam entre amigos jornalistas quando releases sem noção aterrisam – tipo alguns de feiras de lingerie, aspirantes a astro de TV contando de sua vida e outras bisonhices.
Na falta de filtros das assessorias, este Chá apóia o press social release a lamenta que, provavelmente, a coisa não deverá se infestar por aí.
2 outubro 2007 at 60602 am
Guilherme, interessante assunto. Vou estudar mais e implantar na minha assessoria também – já utilizo a maioria dos recursos no meu blog. O que vai pegar, mesmo, é a falta de demanda. Mas vale a inovação.
2 outubro 2007 at 60617 am
eu faço rss e tags dos meus releases tb há algum tempo. mas o site tá bem simples ainda.
http://flaviaduranteassessoria.blogspot.com
2 outubro 2007 at 90953 pm
bom saber do teu interesse, lóssio.
flávia, as considerações aí em cima são a respeito das assessorias de tecnologia. mas não deixa de ser irônico uma assessoria de música usando a tecnologia que a assessoria de TI não usa…
2 outubro 2007 at 101001 pm
Gui, ficamos felizes que a iniciativa teve esse tipo de repercussão. Pra nós um feedback como o seu é algo incrível diante do esforço que precisamos ter com o cliente e com o próprio staff para essa mudança de comportamento que todas essas ferramentas trazem. Valeu mesmo!
5 outubro 2007 at 40416 am
[…] “social media press release” – e Gui Felitti, do IDG Now, também escreveu sobre O press release social da edelman em seu blog Chá Quente. Blz? […]